5 Curiosidades sobre a Marcha Nupcial…

Neste artigo convido vocês a conhecerem algumas curiosidades históricas dessa linda música que personifica a muitos anos uma das mais importantes celebrações que é a cerimonia de casamento, hoje há varias opções de musicas para entrada da noiva, no entanto essa musica centenária ainda enche de amor e esperança o coração de muitas noivas pelo Brasil e o mundo. Será que existe somente uma Marcha Nupcial? Já fui em igrejas onde disseram que essa é uma musica sacra? Sacra? Será?

Curiosidade 1 – Versões

Existem duas versões mais populares da Marcha Nupcial (Wedding March) a mais usada no Brasil é a versão composta por Felix Mendelssohn para a peça Sonho de uma noite de verão de William Shakespeare e quem conhece a peça ou até mesmo assistiu o filme sabe que não tem nada de sacra (musica religiosa católica), muito pelo contrário é considerada pela igreja católica como uma musica pagã por ter sua história associada a fadas e seres mágicos o que é rejeitado pela igreja.


Versão Orquestra e Coral Dias Con Art

Também existe a versão de Richard Wagner composta para a ópera Lohengrinessa música é muito usada em cerimônias de casamento nos Estados Unidos e Europa, a controvérsia aqui é o fato desta música ter sido criada para um contexto de orgia, além disso também é considerada uma musica pagã. No Brasil essa musica também é conhecida como Até que enfim, lá vem a noiva… 

Curiosidade 2 – Rainha Vitória

Em 1858, a rainha Victoria se casou com o príncipe da Prússia Frederick William e escolheu o repertório musical colocando a Marcha Nupcial de Wagner para a entrada e a de Mendelssohn para a saída. Ela inovou também ao usar um vestido branco, já que, até então, usava-se somente vermelho ou dourado.

Já no quesito sentimento, Victoria foi a primeira de sua família a se casar por amor e não com um noivo escolhido pelos pais. Desde então, tanto a trilha sonora, quanto as roupas usadas nesta cerimônia, serviram de inspiração para muitas noivas ao redor do mundo até hoje, assistam o filme A Jovem Rainha Vitória a cena do casamento foi reproduzida.

Curiosidade 3 – Proibições

Em 2004 começou a circular a noticia em Portugal e Alemanha que a Marcha Nupcial de Wagner, estava sendo proibida em algumas igrejas, conforme relatou o site publico.pt, nos dias atuais algumas igrejas proíbem a sua execução lá na terrinha, no entanto nenhuma autoridade religiosa confirma este fato nesses países, eles dizem apenas orientar aos noivos escolherem musicas as quais tenham uma identificação maior com a igreja, como as musicas sacras, gospel ou eruditas compostas em homenagem a Maria e Jesus, como Ave Maria de Shubert e Jesus Alegria dos Homens de Bach respectivamente, diga-se de passagem também há uma controvérsia sobre a música Ave Maria, mas outro dia eu escrevo um artigo a respeito.

Não se tem noticias de proibições no Brasil.

Curiosidade 4 – Queen

Uma das bandas mais famosas de todos os tempos o Queen fez uma versão da Marcha Nupcial de Wagner como rock instrumental na década de 80, essa versão foi usada em um casamento no filme do Flash Gordon.
Cena do Filme

Música

Veja a letra no CifraClub.

Curiosidade 5 – Desastres

Em 2015 circulou na internet um vídeo que certamente fez os restos mortais de Felix Mendelssohn  se revirar em seu túmulo, pois seu descanso foi perturbado, as imagens abaixo são fortes.

Esse vídeo ganhou o mundo, pois o site DailyMail do Reino Unido fez uma reportagem sobre este video.

Uma outra tragedia em 2016 teve uma grande repercução, nesse vídeo logo na entrada da noiva o DJ trocou a musicas o que deixou a entrada da noivo bem confusa.

Em ambos os casos vejo a necessidade dos noivos procurem para as suas cerimonias por profissionais idôneos e com experiência, eu acredito que a execução aovivo é a melhor opção para uma cerimonia de casamento, mas precisa ter atenção e o carinho como faz a Orquestra e Coral Dias Con Art.

Fala Maestro

Conforme o maestro e celebrante Rubens Suzano a Marcha Nupcial de Felix Mendelssohn é o ponto mais alto de uma cerimonia de casamento, segundo o maestro sua melodia é evolvente com acordes grandiosos e faz da cerimonia de casamento a festa do amor.

A Marcha Nupcial de Mendelssohn é a música mais querida da noiva para sua entrada. Podemos inclusive dizer que ela virou sinônimo de música para entrada da noiva!

Uma cerimônia de casamento é marcada por vários momentos emocionantes e com certeza a Entrada da Noiva é um dos mais esperados!

Quem nunca se pegou imaginando sua entrada na igreja com a Marcha Nupcial de Mendelssohn? Mesmo aquelas que não se identificam muito com a música, o fazem para ter certeza de que não irá querê-la. Vai que, né?

Opções e Variações

Por fim, gostaria de lembrar que existem outras opções além dessas marchas, vejam no blog do Hyatt

A marcha nupcial pode ter variações conforme o vídeo abaixo, o mais importante é que seu casamento seja como você idealizou no seu sonho, me procure, talvez eu possa ajuda de alguma forma.

Marcha Nupcial – Quarte de Cordas

Referências

http://noivaemusica.com.br/historia-da-marcha-nupcial/?wpamp

http://yeswedding.uol.com.br/pt/antena-yes/a-historia-da-marcha-nupcialhttps://pt.wikipedia.org/wiki/Marcha_nupcial

http://www.paroquias.org/noticias.php?n=4399

https://www.publico.pt/2004/06/27/jornal/padres-tendem-a-proibir-marcha-nupcial-no-casamento-190187

0 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *